Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre CONSUMERISMO, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Chia e óleo de coco para emagrecer



A produção do programa percorreu as ruas e observou que a população não faz ideia do que se trata a chia. Em reportagem, o Mais Você mostrou que a sementinha é poderosa, ajudando a combater o colesterol, as doenças cardiovasculares, a hipertensão e o diabetes.

Na verdade, a chia emagrece porque o gel que ela forma no estômago dá uma sensação de saciedade e isso diminui a fome. Além disso, a chia tem ômega 3 e combate os processos inflamatórios. Como a gordura é uma inflamação nas células, isso é evitado. Outro ponto que ajuda no emagrecimento é a capacidade que o grão tem de desintoxicar o organismo.

“A chia é a semente da sálvia, então toda semente é muito concentrada em nutrientes, como tem uma boa quantidade de óleo, o bom é que você consuma a semente”, orientou a nutricionista Mônica Dalmácio. “A chia, como a linhaça, por ser uma boa fonte de ômega 3. O ideal é que você coloque as sementes no vidro hermético, bem fechado, com pouco ar e coloque na geladeira ou, pelo menos, um lugar fresco longe da luz solar”, indicou ela.
Outra novidade para quem deseja perder os quilinhos indesejados é o óleo de coco. “Virou febre nos Estados Unidos por causa do seu efeito na queima de gorduras. Em um estudo realizado por lá, ficou constatado que o óleo que é extraído do coco pode dobrar o número de quilos perdidos durante uma dieta”, ressaltou Ana Maria Braga.

“Eles adicionaram óleo de coco à massa do muffin (que é um bolinho) e sobre os pratos de comida das principais refeições dos participantes, que acabaram emagrecendo bem mais do que o esperado pelos próprios pesquisadores. Na barriga, então, o resultado foi incrível:
Sete vezes mais perda de medidas do que em uma dieta comum”, destacou a apresentadora.

Na casa, a apresentadora experimentou o óleo de coco e contou como é o sabor. “Ele não é doce, não é salgado, mas tem o gostinho do coco”, disse ela. Ana ainda informou que o preço destes produtos ainda é bastante alto no Brasil.


Fonte: Mais Você.
Disponível em:http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1677224-10345,00-CHIA+E+OLEO+DE+COCO+CONHECA+OS+ALIADOS+NA+GUERRA+CONTRA+A+BALANCA.html

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Letras em embalagens ficam ainda menores



Muitas indústrias estão diminuindo o tamanho dos rótulos. Os consumidores reclamam que quem ter uma informação melhor tem dificuldade. A estratégia contraria o Código de Defesa do Consumidor.


Fonte: Bom Dia Brasil -18-10-2011
Disponível em: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1665971-7823-LETRAS+EM+EMBALAGENS+FICAM+AINDA+MENORES,00.html

domingo, 16 de outubro de 2011

Segredos da filmagem de alimentos para comerciais



O diretor de fotografia Alex Fernbach mostra em seu estúdio como alimentos são preparados para a filmagem de propagandas para a televisão.

Fonte: Veja - 15 de Outubro de 2011
Disponível em: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/os-segredos-da-filmagem-de-alimentos-para-a-tv

sábado, 19 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Denúncia: postos vendem menos combustível do que o pago pelo cliente



Você já deve ter ouvido alguém dizer que é preciso desconfiar daqueles postos que vendem gasolina muito barata. Confira uma denúncia exclusiva do Jornal da Band que mostra um esquema que lesa milhares de motoristas.

Nossos repórteres descobriram como donos de postos de gasolina vendem uma quantidade menor de combustível do que a paga pelo consumidor. Com a fraude, de cada dez tanques cheios comprados pelo motorista, um fica no posto.

Cinco postos de São Paulo foram escolhidos aleatoriamente pela reportagem, e todos apresentaram essa mesma fraude.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) foi procurada e informou que a partir desta terça-feira iniciará providências em relação aos fraudadores.